obituário

Morreu o agricultor Fortunato Padilha de Souza

Fotos: Arquivo Pessoal
Fortunato Padilha de Souza, 88 anos, nasceu no município de Quevedos, em 3 de agosto de 1930. Ele cresceu na zona rural, com os irmãos Maria, Terezinha, Gabriel, Fermino, Ari, Nicanor, Serafim e Fredolino. Nos idos de 1969, Fortunato foi convidado pelo fundador do Lar das Vovozinhas, o diácono Constantino Cardióli, para cuidar da criação de animais da entidade.

O agricultor morou nos fundos do Lar, onde criou sozinho o único filho, Osmar Melo de Souza, 47 anos. Com o passar do tempo, Fortunato deixou de ser apenas o agricultor da instituição e passou a ser um "faz tudo", auxiliando, até mesmo, na arrecadação de doações.

Quando o Lar das Vovozinhas parou de criar os animais, "Seu Fortunato" como era conhecido, se dedicava à horta da instituição, onde plantava, abóbora, milho e moranga.

Colega de Fortunato, Amauri Keller, foi testemunha do amor que o quevendense tinha pela instituição, onde morou por quase cinco décadas:

- O trabalho dele na horta era perfeito. Fico sem palavras para descrevê-lo. Quando eu o convidava para recolher doações, ele vinha na hora. Eu chegava, pela manhã, e ia tomar chimarrão com o Fortunato. Foram 22 anos de convivência.

Do filho Osmar, Fortunato ganhou a neta Milena Silva de Souza, 21 anos. Ela lembra do avô como um homem fortee contador de histórias. Todas as semanas, ela e o pai visitam Fortunato. Dentre as histórias narradas por ele, a estudante recorda-se de várias, principalmente das que falavam de caçadas, pescarias e bailes:

- Ele era a expressão latente de trabalhador. A prova disso é que trabalhou, praticamente, até os últimos anos de vida

Fortunato gostava de jogar bocha e conviver com os amigos. Osmar lembra que o pai tinha facilidade de fazer amigos e que valorizava cada um deles.

- Um dos locais preferidos do pai era um bar na Avenida Medianeira, próximo ao antigo Pronto-Atendimento. Quando precisou colocar um marca-passo, ele passou a morar comigo.

Devido a problemas cardíacos, Fortunato faleceu no dia 21 de janeiro. Ele foi sepultado no dia seguinte, no Cemitério Ecumênico Municipal.

OUTROS FALECIMENTOS EM SANTA MARIA E REGIÃO

Funerária São Martinho

05/12
Arci Feliciano Rodrigues, aos 45 anos, foi  sepultado no Cemitério de Pau-a-pique
Olicio Correa Pinto, aos 76 anos, foi sepultado no Cemitério de Pau-a-pique

06/12
Maria Nunes de Medeiros, aos 85 anos, foi sepultada no Cemitério Ecumênico Municipal
Jucimara de Fatima Dhul, aos 53 anos, foi sepultada no Cemitério Santa Rita
Enio Garcia, aos 69 anos, foi sepultado no Cemitério Ecumênico Municipal

07/12
Rosangela Fontana, aos 55 anos, foi  sepultada no Cemitério São José
Enio Flores de Oliveira, aos 66 anos, foi sepultado no Cemitério Jardim da Saudade

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Morreu Arminda Severo Bitencourt Anterior

Morreu Arminda Severo Bitencourt

Morreu Dirceu Bertagnolli Próximo

Morreu Dirceu Bertagnolli